Características do ITIL™
• Adequado para todas as áreas de atividade;
• Independente de tecnologia e fornecedor;
• Baseado nas melhores práticas;
• Um modelo de referência para a implementação de processos de TI;
• Checklist testado e aprovado;
• O que fazer e o que não fazer.
Qual é a percepção das Organizações sobre a área de TI
• Provisão de serviços inadequada
• Falta de comunicação e entendimento com os usuários
• Gastos excessivos com infra-estrutura (sentimento de se tratar de uma parcela significativa nos gastos totais do negócio)
• Justificativas insuficientes ou pouco fundamentadas para os custos da provisão dos serviços (dificuldade na comprovação dos seus benefícios para o negócio)
• Falta de sintonia entre mudanças na infra-estrutura e os objetivos de negócio
• Entrega de projetos com atrasos e acima do orçamento
Quais são os desafios imediatos da área de Tecnologia
• Incrementar a efetividade dos serviços
• Estender o ciclo de vida da tecnologia
• Remover gargalos
• Racionalizar a complexidade
• Assegurar a aderência à evolução dos negócios
Quais são os resultados do ITIL
• Fortalecimento dos Controles e da Gestão dos ambientes de TI;
• Orientação a processos com significativa redução nos tempos de execução e distribuição de serviços;
• Diminuição gradativa da indisponibilidade dos recursos e sistemas de tecnologia da informação, causados por falhas no planejamento das mudanças e implantações em TI;
• Elevação dos níveis de satisfação dos usuários internos e clientes com relação à disponibilidade e qualidade dos serviços de TI;
• Redução dos custos operacionais de TI;
Alguns exemplos de implantações iTil de retorno em curto prazo
2. Implantação do Sistema de inventário, prazo dois dias, que demonstrou que diversos aplicativos não estavam em uso pela empresa e que as licenças poderiam ser disponibilizadas para os usuários que estavam solicitando a aquisição destes produtos – racionalização dos recursos.
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